modulo 9 12º ano
1.1- O fim do modelo soviético.
De 1985 a 1991 verificaram-se profundas alterações: terminou a guerra fria; as democracias populares europeias acabaram com o comunismo; as duas alemanhas juntaram-se numa só; a URSS desapareceu deixando os EUA sem concorrentes para superpotência.
Muitos estados socialistas de leste ficam numa transição económica difícil que ainda hoje tem marcas visíveis.
A URSS estava:
- com a economia estagnada devido ao controlo do estado;
- bloqueada com a burocracia;
- com a politica concentrada nas mãos de alguns funcionários (idosos) do partido comunista;
- com as liberdades individuais restritas:
- grandes investimentos na corrida ao armamento e ameaça À segurança mundial;
- o nível de vida dos cidadãos baixava.
Mikhail Gorbatchev (secretário-geral do partido comunista da União Sovietica) deliniou um plano abrangente – perestroika – reestruturação profunda do funcionamento do modelo soviético “ultrapassar o processo de estagnação e acelerar o progresso social e económico”
Na vertente económica – fomentava a iniciativa privada e a descentralização da economia, permitindo eu a livre concorrência servisse de estimulo à produção. Pretendia melhorar as condições de vida e de trabalho, melhor lazer, melhor educação e melhores cuidados médicos- estavam em causa os planos quinquenais.
Na vertente politica – deu prioridade `a transparência – glasnost - Que abrangia a luta contra a corrupção e a censura, a aproximação ao ocidente (Tratado de Washington entre URSS e USA para a destruição de armas atómicas) – esforço ao desarmamento e eleições livres e a libertação dos países de Leste do controlo soviético, acreditando na manutenção da URSS.
Surgem assim contestação aos regimes comunistas no bloco de leste: em quase todos os países do leste europeu, os lideres da confiança da URSS foram depostos, pondo fim ao bloco de leste. Em