Modulação FM
MODULAÇÃO EM FREQUÊNCIA E FASE
1. Introdução
Existem várias maneiras de se modular um sinal senoidal. De uma forma geral esse sinal senoidal a ser modulado é chamado de portadora, e pode ser expresso por : eP ( t ) = E P cosθP (t )
equação 1
onde :
EP = amplitude da portadora
θP (t ) = ω P (t ) + φ → é um ângulo variável em função do tempo ω P = 2 π f → freqüência angular da portadora φ → fase em relação a uma referência arbitrária
Se examinarmos a equação (1) podemos observar que as características da portadora podem ser variadas através da variação da amplitude EP ou do ângulo θP como função de outro sinal, chamado de sinal modulante.
Este é o processo da modulação em amplitude, e o sinal resultante, obtido a partir da variação de um desses parâmetros da portadora, chama-se sinal modulado.
Desta forma, percebe-se, que o processo de modulação em amplitude ocorre quando se faz a amplitude EP variar em função do nível do sinal modulante.
Quando a variação é imposta ao ângulo θ P (t ) ,obtemos a chamada modulação angular.
Como esse ângulo pode ser alterado seja pela variação de frequência f P ou da fase φ , a modulação angular pode ser dividida em : ν MODULAÇÃO EM FREQUÊNCIA ( Fm ) ν MODULAÇÃO EM FASE ( Pm )
1
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO II
2. Modulação Angular
Conceito de Modulação em Frequência e Fase
Considerando-se uma portadora expressa por : eP (t ) = EP cosω P (t ) + φ a modulação em fase consiste em se fazer variar a fase φ da portadora de modo proporcional ao nível do sinal modulante x (t ) . Desta forma : φ (t ) = kφ . x (t ) ⇒ esta expressão define a modulação em Fase, onde kφ é uma constante de
proporcionalidade, função do modulador.
Na modulação em frequência, a frequência da portadora é feita variar em torno do seu valor original f P de forma proporcional ao sinal modulante x (t ) . Assim : f (t ) = f P + k f . x (t ) → define a modulação em frequência.
2.1