Telecomunicações - modulação fm
Modulação em Ângulo
Equipe
Andreza FernandesDiego Baltar Soares Giovani Lopes da Silva – Raphael Aguiar de Almeida Renato da Silva Lopes –
matr.: 20091600294 matr.: 20062185543 matr.: 20091603404 matr.: 20072280166 matr.: 20081605242
Modulação o Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas.
o Basicamente, a modulação consiste em fazer com que um parâmetro da onda portadora mude de valor de acordo com a variação do sinal modulante, que é a informação que se deseja transmitir.
Introdução
Seja a portadora genérica:
p(t ) = A cos[θ ]
Se A = A(t) Se θ = θ (t)
A θ
Amplitude Ângulo
Sistemas de Modulação em Amplitude Sistemas de Modulação Angular Modulação em Amplitude Modulação em Frequência Modulação de Fase
No nosso caso: AM: p(t) = A(t).cos (w t +φ) FM: p(t) = A.cos (w(t) .t +θ) PM: p(t) = A.cos (w t +φ(t))
Introdução
Onda Modulada em Amplitude Onda Modulada em Frequencia
Definição
Neste tipo de modulação o ângulo da portadora varia de acordo com o sinal em banda base. s( t ) = A c cos[θi ( t )]
Neste tipo de modulação temos: a) Modulação em freqüência (FM);
Tem freqüência instantânea linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante.
b) Modulação em fase (PM); Tem fase instantânea linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante.
Definição
Modulação em fase (PM) Modulação em freqüência (FM)
Definição
Modulação em fase: O ângulo da portadora varia linearmente com o sinal de mensagem m(t). É dado por:
θ i (t ) = 2πfc t + k p m(t )
O sinal modulado em fase é expresso no tempo por:
s(t ) = Ac cos[2πfc t + k p m(t )] fc é a freqüência da portadora não modulada; kp é a sensibilidade do modulador em rad/V;
Definição
Modulação em freqüência: A freqüencia instantânea varia linearmente com a portadora. f i ( t ) = f c + k f m( t )
fc é a freqüência da