Modulação ask
As principais características da modulação pôr chaveamento de amplitude são:
• Facilidade de modular e demodular;
• Pequena largura de faixa;
• Baixa imunidade a ruídos.
Modulação FSK ( Frequency Shift Keying)
A modulação por chaveamento de freqüência, FSK apresenta como principal características a boa imunidade a ruídos, quando comparada com a ASK. A modulação FSK é utilizada em modens de baixa velocidade (com velocidade de transmissão igual ou menor que 2400 bps); transmissão via radio (na transmissão de sinais de radiocontrole).
Modulação PSK (Phase Shift Keying)
O PSK é uma forma de modulação em que a informação do sinal digital é embutida nos parâmetros de fase da portadora. Neste sistema de modulação, quando há uma transição de um bit 0 para um bit 1 ou de um bit 1 para um bit 0, a onda portadora sofre uma alteração de fase de 180 graus
MODULAÇÃO QAM (Quadrature Amplitude Modulation)
A modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation – Modulação por Amplitude em Quadratura) modifica simultaneamente duas características da onda da portadora: amplitude e fase. Assim tem-se altas velocidades.
Pulse Code Modulation (PCM) – Modulação por Código de Pulsos
Definição: A modulação por codificação de pulsos (PCM) é essencialmente um tipo especial de conversão analógica para digital, onde a informação contida nas amostras instantâneas de um sinal analógico é representada por palavras digitais em um “fluxo serial de bits”.
Se assumirmos que cada uma das palavras digitais tem n bits (binary digits), existem M = 2n palavras de código únicas possíveis, sendo cada palavra de código correspondente a um certo nível de amplitude.
Contudo cada amostra de um sinal analógico pode assumir um número infinito de níveis, de forma que a palavra que representa a amplitude mais próxima à do valor amostrado é utilizada. Isto é chamado de quantização.
Erro de quantização
Os valores quantizados precisam ser codificados em