Modos normais de vibração e instrumentos de sopro
Ciência e Tecnologia
Modos normais de vibração e instrumentos de sopro
Professor :
Alunos :
Mossoró-RN
16/06/2014
Introdução
Ondas Sonoras
È um exemplo típico de onda mecânica tridimensional.
O som é obtido pela vibração de alguma coisa [...] ao vibrar, a fonte produz inicialmente uma compressão do ar na região próxima, logo seguida de uma rarefação (ou vice-versa). Com isso, as moléculas de ar dessa região começam a vibrar longitudinalmente, transmitindo a perturbação para as moléculas vizinhas, que por sua vez a ‘passam’ para as posteriores, e assim por diante.
Características físicas de uma onda sonora:
– Frequência, comprimento de onda e velocidade de propagação.
Frequência (ƒ) – número de vezes que a ondas são emitidas por unidade de tempo. É medida em Hertz (Hz) no Sistema Internacional de unidades.
-Comprimento de onda (λ) – distância entre dois pontos de oscilação mínima (ou dois pontos de oscilação máxima) consecutivos de uma onda.
-Velocidade de propagação (v) – a do som varia de acordo com o meio em que se propaga, já que é uma onda mecânica; no ar, seu valor é, aproximadamente,340 m/s enquanto que, por exemplo, na água é 1450 m/s. (v= λ x ƒ)
Onda sonora estacionaria
Ondas estacionárias são ondas que possuem um padrão de vibração estacionário. Formam-se a partir de uma superposição de duas ondas idênticas, mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas.
v1 – Velocidade da primeira onda v2-Velocidade da segunda onda
V - ventre da onda que corresponde ao ponto de crista ou vale, ou seja, ao ponto que sofre interferência construtiva.
N - nó ou nodo da onda que corresponde ao ponto que sofre interferência