Modos de Produção
INSTITUO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
PROFA. CLEIDIANNE NOVAIS SOUSA
1º TRABALHO DE HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
Quando o homem, através de sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio com a natureza, ele está realizando um processo de trabalho, isto é, um processo de produção de bens materiais. E de acordo com Marx (2005), [...] na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. A totalidade dessas relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade (MARX, K. Para a Crítica da Economia Política. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 52).
Tomando como referência os textos de Martha Harnecker, explique:
1) em que consistem as relações técnicas e sociais de produção; porque as relações técnicas exigem suas condições sociais de produção; e porque as relações sociais de produção não são meramente relações humanas.
2) em que consistem as forças produtivas (inclusive, potenciais); o que significa a socialização das forças produtivas; e em que consiste a Lei da Correspondência.
3) a distinção entre infraestrutura e superestrutura e esclareça porque a infraestrutura determina, em última instância, suas condições superestruturais.
O trabalho deve ser desenvolvido individualmente.
Seguem, abaixo, as instruções para o desenvolvimento do trabalho escrito.
- Referência Bibliográfica: HARNECKER, M. Os Conceitos Elementares do Materialismo Histórico. 2 ed. São Paulo: Global Editora, 1983.
- Limite de Folhas: entre 3 e 4 folhas
- Formatação:
• Fonte: Times New Roman / Tamanho: 12 pt
• Margens: Superior 2,5 cm, Inferior 2,5 cm, Esquerda 2,5 cm e Direita 2,5 cm
• Espaçamento: 1,5 linha
• Alinhamento: Justificado
•