Indio
Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional.
A criação da Funai no contexto da ditadura militar
Embora projetada pelos intelectuais do CNPI para superar os antigos impasses do SPI, a Funai acabou por reproduzi-los. Sua criação foi inserida no plano mais abrangente da ditadura militar (1964-1985), que pretendia reformar a estrutura administrativa do Estado e promover a expansão político-econômica para o interior do País, sobretudo para a região amazônica. As políticas indigenistas foram integralmente subordinadas aos planos de defesa nacional, construção de estradas e hidrelétricas, expansão de fazendas e extração de minérios. Sua atuação foi mantida em plena afinidade com os aparelhos responsáveis por implementar essas políticas: Conselho de Segurança Nacional (CSN), Plano de Integração Nacional (PIN), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Endereços da FUNAI na web
Página oficial http://www.funai.gov.br/ Blog da FUNAI http://blogdafunai.blogspot.com/ Coordenação Técnica Local Nova Xavantina http://funaixavantina.wordpress.com/ Coordenação Regional Madeira http://crmadeira.blogspot.com/ Coordenação Regional Litoral Sul http://corlisfunai.blogspot.com/ Coordenação Regional do Sul da Bahia http://funaisuldabahia.blogspot.com/ Coordenação Regional de Macéio http://funaialagoas.blogspot.com/ Coordenação Regional de Fortaleza http://funaicacoal.blogspot.com/ Coordenação Regional de Cacoal http://funaiceara.blogspot.com/ A ação da Funai durante a ditadura foi fortemente marcada pela perspectiva assimilacionista. O Estatuto do Índio (Lei nº 6.001) aprovado em 1973, e ainda vigente, reafirmou as premissas de integração que permearam a história do SPI. Por um lado, pretendia-se agregar