Modos de escovação de dente
A criança deve empunhar a escova com os dentes cerrados fazem-se movimentos circulares na face vestibular de todos os dentes superiores e inferiores, indo do último dente de um semiarco ao outro. Nas faces linguais ou palatinas os movimentos também são circulares, porém com a boca aberta, sempre pegando o dente e a gengiva para prevenir a gengivite.
Nas faces oclusais os movimentos são utilizados no sentido ântero-posterior (vai-e-vem), pegando de dois em dois dentes. . Por último fazemos o movimento de varrer, partindo da base do dente perto da gengiva (parte cervical) e indo “para cima” e em direção à bochecha nas superfícies linguais (face do dente que fica ao lado da língua nos dentes de baixo e voltada para o céu da boca nos dentes de cima)”. Quando terminar todos os dentinhos, a criança deve escovar a parte superior da língua e passar o fio dental, que também ajuda a abrir o espaço entre os dentes para as cerdas da escova penetrarem melhor. O fio dental serve para limpar os lugares que a escova não consegue alcançar. Mesmo em crianças que têm os dentes de leite bem espaçados, a escova não consegue limpar dos ladinhos e é essencial passar o fio dental nas faces laterais dos dentes fazendo um movimento de esfregar.
.
MÉTODO DE STILLMAN MODIFICADO: Indicada para crianças em fase escolar entre 07 e 08 anos, que apresentam dentição mista, ou seja, contém dentes decíduos e permanentes na cavidade bucal.
Uma escova com duas ou três fileiras de cerdas de consistência macia ou média é colocada com as extremidades das cerdas sobre a porção cervical dos dentes, cerdas lateralmente contra a gengiva e as cerdas deslizadas de gengival para oclusal ou incisal. É aplicada uma pressão de torção no eixo longitudinal do cabo da escova, forçando as cerdas em direção ao topo da coroa dentária.