Excursionista Especialidade De Higiene Oral

951 palavras 4 páginas
1. É a completa “faxina” nos tecidos da cavidade oral (bucal), incluindo: dentes, gengivas e língua; para a remoção de restos alimentares e da placa bacteriana, com o intuito de promover um ambiente bucal “imune” às doenças periodontais ou à cáries.
2. Temos duas dentições. A primeira dentição, ou dentição decídua, é formada por 20 dentes temporários, popularmente conhecidos como dentes-de-leite. Todos eles caem entre os 6 e os 11 anos, dando lugar à dentição definitiva que é formada de 32 dentes. A dentição humana permanente completa, portanto, apresenta 16 pares de dentes.
3.
- Articulação das palavras - Desenvolvimento ósseo da face (mandíbula e maxilar) - Guia para os dentes permanentes nascerem - Manter os espaços para a futura dentição (permanente) - Ação direta na mastigação.

4.
Na alimentação: Incisivos: Cortar os alimentos. Caninos: Rasgar os alimentos. Pré-molares e molares: Moer os alimentos.

No organismo: Incisivos: Estética facial e os mais importantes na articulação das palavras para a emissão de sons línguo-dentais e lábio-dentais. Caninos: Serve como guia para os movimentos de lateralidade. Pré-molares e molares: São importantíssimos para a oclusão dental, assentam-se precisamente um no outro, auxiliando na sustentação dos músculos facias.

5. nicie a escovação assim que começar a nascer o 1º dentinho do bebê. Nesta 1ª etapa pode se usar cotonete ou gaze com pasta de dente (opcional) sem flúor. O importante mesmo é manter os dentinhos livres de “sujeira” (restos alimentares). A escovação deve ser feita o quanto antes, os pais devem incentivar os filhos escovando os dentes na presença destes, assim despertando a curiosidade da criança. Numa etapa posterior, uma escova infantil com cerdas macias deve ser dada a criança, para que ela possa imitar os pais (os pais devem complementar a escovação, nesta fase). Após a fase de adaptação, os pais devem ensinar pequenos movimentos vibratórios na superfície dental.

6. A

Relacionados