Escovação
3 PASSOS IMPORTANTES PARA A ESCOVAÇÃO CORRETA DOS DENTES
Na escovação correta, ainda o melhor instrumento e mais convencional das diversas culturas existentes é a ESCOVA DENTAL.
1- O desenho da escova de dente:
- Escova de dente de cabo longo
- Escova de cabeça pequena (adequada a boca do paciente)
- Escova com filamento das cerdas, arredondados e de preferência da mesma altura
- Escovas de cerdas macias.
2- habilidade do indivíduo em usá-la.
3- frequencia e duração da escovação.
TÉCNICAS DE ESCOVAÇÃO DOS DENTES :
HORIZONTAL: É uma das mais usadas, embora muitos profissionais tentam fazer com que seus pacientes imprimam outro tipo de escovação. Essa, a escova é coloca em ângula de 90º e feita uma fricção horizontal.
VERTICAL: Semelhante a anterior, porém com movimentos para cima e para baixo.
VIBRATÓRIOS: A cabeça da escova é coloca de um modo oblíquo, voltado ao ápice da raíz e faz-se um movimento vibratório de leve pressão.
ROTACIONAL: a escova é coloca como na técnica vibratória, porém com movimentos da cabeça da escova em direção a parte de fora (oclusal) dos dentes.
CHARTERS: Mais uma vez a escova é coloca em posição oblíquoa a superfície dental, o movimento é deslocado para frente e para trás com movimentos rotatórios.
BASS: Coloca-se a cabeça da escova numa direção oblíqua 45º, voltada ao ápice da raíz. A escova deve ser deslocada em posição de vai e vem (antero-posterior), com movimentos curtos e ritmicos. Essa técnica é bastante utilizada, pois consegue-se remover a placa bacteriana da superfície lisa do dente e da margem gengival.