Planejamento
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS – CAV
PLANEJAMENTO URBANO APLICADO
GUSTAVO TONON
LEONARDO DUARTE
MURILO FERNANDES
RAFAEL DE LUCCA
CONFLITOS SETORIAIS NO BAIRRO CAROBA NO MUNICIPIO DE LAGES-SC
LAGES
2012
GUSTAVO TONON
LEONARDO DUARTE
MURILO FERNANDES
RAFAEL DE LUCCA
CONFLITOS SETORIAIS NO BAIRRO CAROBA NO MUNICIPIO DE LAGES-SC
Trabalho final da Disciplina de Planejamento Urbano Aplicado do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor: Leonardo Josoé Biffi
LAGES
2012
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
2.CONFLITOS SETORIAS NO BAIRRO CAROBA NO MUNICÍPIO DE LAGES-SC
2.1 OCUPAÇÃO EM ÁREAS DE RISCO
Desde o surgimento das cidades há aproximadamente 6 mil anos, temos observado que a ocupação de áreas de risco tem sido uma constante na história das aglomerações urbanas. As primeiras civilizações urbanas surgiram em regiões próximas de grandes rios como Tigre e Eufrates na Suméria e na Assíria, Nilo no Egito, Amarelo na China, etc. Estas civilizações antigas tiveram que desenvolver um conhecimento empírico das inundações, o que foi possibilitando um conhecimento acumulado sobre as enchentes e seus impactos nas áreas urbanas. A grande questão para as antigas civilizações estava intimamente relacionada à questão dos ciclos dos transbordamentos dos rios e o registro das séries históricas, que possibilitaram uma margem de segurança na localização das áreas edificadas e como se relacionar com as enchentes.
Assim podemos afirmar que a questão das áreas de risco e a ocupação de sítios para a construção de cidades, faz parte da história das civilizações.
Não somente locais próximos a rios mais também podemos considerar áreas de risco florestas sujeitas a incêndios, áreas de alta declividade (encostas ou topos de morros) com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra, áreas contaminadas por resíduos tóxicos, etc.