Variaveis das empresas
A tecnologia é um componente do ambiente na medida em que as organizações precisam absorver e incorporar as inovações tecnológicas externas em seu interior. É também parte interna das organizações na medida em que é pesquisada, desenvolvida ou transferida e aplicada internamente para atingir objetivos organizacionais. Desse modo, a tecnologia é uma variável ambiental que influencia o comportamento das organizações e uma variável interna, através da qual a organização influencia o seu ambiente e as demais organizações nele inseridas. O grau de influência que uma organização sofre das inovações ou junto com elas age sobre o ambiente, depende de alguns fatores, como o ramo de atividade da organização, os produtos ou serviços por ela produzidos, as tecnologias de processos de produção e de operações e os equipamentos utilizados, a amplitude e variedade das atividades, mercados abrangidos pelos produtos ou serviços, matérias-primas ou informações utilizadas como insumos.
As organizações que atuam num ambiente tecnológico incerto e dinâmico apresentam estruturas e processos internos diferentes das que atuam num ambiente tecnológico mais certo e imutável. Isso foi observado nas organizações estudadas por Lawrence, Lorsch, nas quais havia departamentos com pesquisa fundamental e pesquisa aplicada para mantê-las atualizadas (Hall, 1984; Lawrence, Lorsch, 1973).
Projetos de desenvolvimento tecnológico em qualquer área chegam às organizações prontos para ser executados. Ao deixarem de ser propriedades privadas de um indivíduo ou organização, as idéias começam a circular e tornam-se parte do ambiente. Uma idéia inovadora quando atinge o ambiente externo é passiva de ser copiada e até melhorada pelas por outras organizações.