Modos de conhecer o mundo
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS
Rafael Damacena Marins
MODOS DE CONHECER O MUNDO
Goiânia
2012
Rafael Damacena Marins
MODOS DE CONHECER O MUNDO
Orientadora: Sandra Lopes
Goiânia
2012
Conhecimento mítico
O Vocábulo mito vem do grego mythos, que significa fábula. A mitologia hindu é riquíssima em relatos míticos sobre o inicio do mundo e outras questões de ordem existenciais recorrentes na historia da humanidade. No Brasil, temos também uma diversificada mitologia indígena que procura explicar o mundo a partir do contato do homem com a natureza e possui também suas figuras mitológicas como o deus tupã.
O conteúdo do mito não precisa ser necessariamente um feito heróico, pode ser também fenômenos da natureza. Os mitos podem ser utilizados ainda para explicar situações, acontecimentos e indicar personalidades. Na prática, o conhecimento mítico surge a partir do desejo humano de dominar o mundo, afugentando o medo e a insegurança. O mito, então antecede a ciência, que por seu turno irá negá-lo.
Você, com certeza, já pôde perceber que o conhecimento mítico é um modo lúdico, ingênuo, fantasioso, anterior a toda a reflexão, e não-crítico de buscar explicações para fatos desconhecidos pelo homem. Isso é assim porque o mito se apresenta como uma verdade instituída, que dispensa a apresentação de provas para ser aceita.
Conhecimento Religioso
O Conhecimento religioso trabalha no plano da fé e pressupõe a existência de forças que estão além da capacidade de explicação do homem, instâncias divinas consideradas criadoras de tudo o que existe. A religião se expressa por meio de doutrinas, filosofias, preceitos de ordem ética e pode incorporar ou não rituais sagrados.
A idéia de sagrado é própria do conhecimento religioso ou teológico. Aliás, a noção de dogma, tal como a entendemos hoje, vem da