mito da caverna
Na metáfora de Platão, para conseguir alcansar o conhecimento deve-se entender que a realidade está no mundo das idéias, dos pensamentos. Este seria o mundo real, verdadeiro. Mas a maioria das pessoas nao vivem no mundo dos pensamentos, e sim no da ignorância, das coisas sensíveis. Logo podemos dizer que estes que vivem na fantasia tem uma visao distorcida do mundo e da realidade. vemos que platao mostra no mito da caverna que os prisioneiros so acreditam no que eles enxergam, as representacoes que poderiamos dizer que sao as culturas que vivemos os conceitos e informacoes que aprendemos ao longo da vida. So desapegariam disto saindo da caverna.
Platao nos diz que a alma eh imutavel, que ela conserva sempre sua identidade. O corpo pode mudar mas nunca deixariamos de ser quem somos pois seria a alma que manteria a dentidade do ser.
Para concluir sobre o realismo dos mundos de Platao, pelo meu ponto de vista, a verdadeira realidade nao estaria nos nossos sentidos nem nos nossos pensamentos. Teria que ser a realidade que nos deixaria ver e conhecer o verdadeiro (mundo das Ideias)
O mito da caverna é uma metáfora que explica o modo como o homem haje e pensa no que diz respeito ao conhecimento filosófico. Platao afirma no mito que deve-se deixar de lado a ignorância, e enxergar o mundo verdadeiro, e a verdade. Platao explica a que realidade eh o caminho para o conhecimento filosófico.
Na metáfora de Platão, para conseguir alcansar o conhecimento deve-se entender que a realidade está no mundo das idéias, dos pensamentos. Este seria o mundo real, verdadeiro. Mas a maioria das pessoas nao vivem no mundo dos pensamentos, e sim no da ignorância, das coisas