MODERNIZAÇÃO AGRICOLA
Iniciou-se no Brasil, na década de 50, o processo conhecido como "modernização do campo", que veio a aumentar consideravelmente na região Sul e Sudeste na década de 60 iniciando o processo de modernização, com a chamada Revolução Verde. Emergem, nessa década, com o processo de modernização da agricultura, novos objetivos e formas de exploração agrícola originando transformações tanto na pecuária, quanto na agricultura, espalhando para o resto do país já na década de 1970. Com isso, o espaço agrário do Brasil, passou e vem passando por significativas mudanças ao longo dos anos. Hoje, o Brasil se apresenta como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, e projeta-se de que alguns anos, esteja no topo da lista.
Tal modernização alavancou a economia brasileira, e em contrapartida, elevou os índices dos impactos ambientais provocados pela produção agrícola em nosso território.
A modernização da agricultura trouxe inúmeros benefícios às pessoas e à economia, isso é inegável. Entretanto, muitos foram os malefícios provocados, o latifúndio, êxodo rural, exclusão social e problemas ambientais.
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO BRASIL
1. – O DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A MODERNIZAÇÃO DA
AGRICULTURA
Com o passar dos tempos o ser humano foi aperfeiçoando suas técnicas e instrumentos de trabalho, resultando em uma maior eficiência, como são os casos, da construção dos canais de irrigação, a adubação orgânica dos solos, as curvas de níveis e a invenção de equipamentos, como arados e moinhos, que constituem exemplos do desenvolvimento das técnicas de produção que contribuíram para o aumento da produção e conseqüentemente a diminuição da dependência da agricultura em relação à natureza.
Considerações Finais
É inegável que a modernização agrícola provocou profundas transformações na ordem produtiva, econômica, social, política, ambiental e cultural. Ao mesmo tempo que essa modernização