AGRONEGOCIO
Essas três décadas de análise são subdivididas em três fases: A primeira delas que é vista como a fase da modernização agrícola brasileira, consolidada pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), e que marca profundas transformações na estrutura institucional de financiamento do agrícola do país. A segunda fase corresponde aos anos 1980, período que representa o esgotamento do modelo anterior e a ascensão das novas formas de financiamento, especialmente da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A terceira fase é aquela que representa a desestruturação do aparato institucional público de financiamento e o aumento da atuação do setor privado que se dá nos anos 1990.
Por fim, as Considerações Finais trazem reflexões adicionais sobre a relação entre as mudanças institucionais indicadas e o funcionamento da política de crédito no país.
2- O MOMENTO DA MODERNIZAÇÃO AGRICOLA Na década de 1950 iniciou-se, no Brasil, o processo de modernização do campo, que se acentuou a partir da década de 1960 principalmente nas