MODERNISMO
Primeira Fase (1922-1930)
É a fase mais radical justamente em consequência da necessidade de definições e do rompimento de todas as estruturas do passado.
Segunda Fase (1930-1945) um período rico na produção poética e também na prosa.
Terceira Fase (1945-1960) a terceira fase do modernismo se iniciou em 1945 e foi até 1960, alguns estudiosos nomeiam essa fase como Pós-moderna e segundo os mesmo esta ainda estaria se desenrolando até a data atual.
O Modernismo surgiu em Portugal oficialmente no ano de 1915. fortemente influenciado pelo Cubismo, Futurismo e Surrealismo. o movimento modernista em Portugal, assim como no Brasil, teve três momentos:
Orfismo
O primeiro momento, iniciado em 1915, com a publicação da Revista Orpheu, trazia textos ligados ao cotidiano, estando ligado às instabilidades da época e às vanguardas européias. A revista teve dois números e funcionou para difundir as ideias modernistas, com a finalidade de colocar Portugal à altura da modernidade europeia trazida pelas vanguardas.
Presencismo
O segundo momento, iniciado em 1927, com a publicação da Revista Presença, trouxe uma literatura intimista, ligada ao “eu”, sem compromissos com as instabilidades. Apesar da diferença, o segundo momento jamais negou o primeiro. Destacam-se nesta época: Rodrigues Migueis, Branquinho da Fonseca, José Régio e Irene Lisboa.
Neo-Realismo
O terceiro momento iniciou-se em 1940 e teve influências de