3 GERA O ROMANTICA POESIA
ROMANTICA-POESIA
9/1/15
O que foi a 3ª geração?
O Seria a fase de transição para outra
corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica, com o intuito de por a descobrir realidades desconhecidas que revelam fragilidades.
9/1/15
Características:
O Condoreirismo
O Romance e Poesia Social
O Erotismo
O Pecado
O Liberdade
O Abolicionismo
O Negação do amor platônico
9/1/15
Condoreirismo
O Condoreirismo ou condorismo é uma
parte de uma escola literária da poesia brasileira, a terceira fase romântica, marcada pela temática social e a defesa de ideias igualitárias. O nome da corrente, condoreirismo, associa-se ao condor ou outras aves, como a águia, o falcão e o albatroz, que foram tomadas como símbolo dessa geração de poetas com preocupações sociais.
9/1/15
. Romance e Poesia
Social
O O romance social visa a denuncia de
falhas ou apontar problemas da sociedade. A preocupação do romancista é fazer uma crítica imparcial a estes problemas. Procura focalizar o conjunto social, acompanhando as relações estabelecidas entre as pessoas e o meio em que vivem. Vários "modos de existência em sociedade" se configuram e desenha-se um verdadeiro painel social.
9/1/15
Negação do amor platônico
O A mulher deixa de ser idealizada para ser
apresentada de forma concreta, tocável. A relação entre os amantes, em negação ao amor platônico das gerações anteriores, acontece de fato e a atmosfera casta e divina na qual a mulher é envolvida nas gerações passadas é substituída por uma atmosfera de sensualidade e erotismo.
Dessa forma, a mulher passa a ser vista, como ser carnal que é, em suas virtudes e pecados 9/1/15
9/1/15
O NAVIO NEGREIRO
O O navio negreiro, cujo título geral é Tragédia no mar,
começa com uma longa e belíssima descrição do oceano, até que o poeta, postado nas alturas, avista um barco que parece navegar alegremente. Então o poeta solicita ao albatroz ("águia do oceano")