Modernismo
ARQUITETURA E URBANISMO/ 2º SEMESTRE.
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II
PROFESSOR ALENCAR
ALUNA: MARLY ROCHA MELO MAT.: 02410020636
MODERNISMO
O Modernismo foi um movimento que surgiu na Europa na primeira metade do século XIX, após uma série de guerras e revoluções turbulentas. Fundamenta-se em um conjunto de doutrina focado na experiência individual subjetiva, na supremacia da natureza como um tema padrão na arte, meios de expressão revolucionários e na liberdade do indivíduo. Em vez de retratar eventos e personagens históricos, o que importava era o cotidiano da vida contemporânea. Rejeitava-se a tradição; começar de novo princípios primários abandonando as definições e sistemas prévios, rompendo com os meios tradicionais de se organizar a literatura, a pintura, a música. O objetivo era mostrar como o artista percebia a realidade dentro da mais pura abstração, expressadas nas pinturas e esculturas da época. Foi uma forma radicalmente diferente de arte e pensamento, influenciado por forças sociais, políticas, econômicas e pela industrialização, produzindo obras como a Torre Eiffel superando todas as limitações anteriores que determinavam o quão alto um edifício poderia ser, ao mesmo tempo em que possibilitava um ambiente para a vida urbana notadamente diferente dos anteriores.
Alguns artistas tornaram-se marcos em diferentes áreas: Arnold Schoenberg na música, experiências pictóricas de Kandinsky, cubismo com Picasso e Georges Braque em 1908, manifestos de Guillaume Apollinaire, Expressionismo inspirado em Van Gogh, teorias de Freud, doutrina da tábula rasa de John Locke.
Inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo surge a Arquitetura Moderna, designada como o conjunto de escolas e movimentos arquitetônicos que caracterizam a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, entre as décadas de 10 e 50. Foi influenciada por características da Bauhaus na Alemanha, em Le