APS
Aluno: Débora Caroline Giacomolli, Ingrid Silva Barboza, Mariana Pereira de Lima e Nickson Araújo Lagares.
Curso: Direito 1°A
Professor: Emerson
Ficha Bibliográfica:
.Jean Jacques Rousseau, O Contrato Social, 3° Edição, Martins Fontes, São Paulo.1999.
Sinopse da obra: Um livro que fala sobre a história da literatura politica. Rousseau irá ordenar a sua reflexão politica que é precisamente o da justificação do poder, ou melhor, da autoridade suprema que se impõe a todos os membros da coletividade.
Breve resumo da obra a ser fichada: Neste livro Rousseau mostra que através de um contrato social por meio da soberania política da vontade coletiva é possível preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade.
Capítulo I (ou partes importantes)
Comentários
Essa citação tem como objetivo dizer que a ordem da sociedade é um direito sagrado, ou seja, um direito de todos. Mas este direito não vem da natureza, ele se criar a partir dos hábitos sociais praticados costumeiramente.
Citações
“A ordem social é um direito sagrado, que serve de base para todos os demais. Tal direito entre tanto, não advém da natureza; funda-se, pois em convenções.”
Página 9
Capítulo II (ou partes importantes)
Comentários
Rousseau afirma que a família foi o primeiro modelo de sociedade política, ele dá como exemplo que o pai é o chefe dessa sociedade, que os povos são os filhos, e que todos nascem livres e iguais perante a lei, porém cada um usa a liberdade que tem para o proveito próprio.
Citação
“É a família, pois, o primeiro modelo das sociedades politicas, o chefe é a imagem do pai, o povo a dos filhos, e todos, tendo nascido iguais e livres, só alienam sua liberdade em proveito próprio.”
Página 10
Capítulo IIl (ou partes importantes)
Comentários
Em ouras palavras, para que um homem seja considerado para sempre o senhor, ele deve transforma a sua força em direito e a sua