Modernismo
Modernismo
2° e 3° Fases
Nome: Glaucia Ferreira, Victor Alves,Mauro Afonso,Vitor Teixeira
Professor(a): Cleidiene
Ano: 3° do Ensino Médio
SUMÁRIO
• Introdução
• Modernismo
•As fases do Modernismo (2° e 3°)
• Autores e Obras
•Conclusão
•Bibliografia
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos mostrar sobre o modernismo brasileiro, como foi seu movimento aqui no Brasil e suas consequências para a história do Brasil. Foi um movimento amplo que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira,principalmente no campo da literatura e das artes plásticas. Considera-se a semana de arte moderna,realiza em São Paulo,em 1992,como ponto de partida do modernismo no Brasil. Este movimento é dividido em três partes: a primeira fase,mais radical e fortemente oposta a anterior; a segunda mais amena,que formou grandes romancistas e poetas; e a terceira que seria chamada de pós- modernismo que se deu apelido de neoparnasianismo.
MODERNISMO
O modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.
No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto, devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura