Modernismo
O modernismo divide-se em duas fases:
Primeira fase (1922 e foi até 1930):
A economia do Brasil (nos últimos anos da República Velha) e mundial entrou em crise por causa da queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque. O Brasil passou por diversas revoltas sociais que causaram a Revolução de 1930.
Revoltas:
Klaxon: mensário de Arte Moderna.
Manifesto Pau-Brasil: (Por Oswald de Andrade) propõe uma literatura extremamente vinculada à realidade brasileira.
Trecho (do Manifesto Pau-Brasil)
A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.
O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo. Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança.
Toda a história bandeirante e a história comercial do Brasil. O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. Comovente. Rui Barbosa: uma cartola na Senegâmbia. Tudo revertendo em riqueza. A riqueza dos bailes e das frases feitas. Negras de Jockey. Odaliscas no Catumbi. Falar difícil.
Verde - Amarelismo: como uma resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil, apresentava uma proposta um nacionalismo primitivista e ufanista.
Manifesto Regionalista: procura desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste nos novos moldes modernistas.
Revista de Antropofagia: uma nova etapa do nacionalismo Pau-Brasil em resposta ao Verde-Amarelismo.
Imigrantes vinham ao Brasil para substituir a mão de obra dos ex - escravos e para ocupar os postos de trabalho nas indústrias, que importavam materiais da Primeira Guerra Mundial. As oligarquias rurais brasileiras dividiam as bases de poder de acordo com o estado ou região
A burguesia brasileira encontrava-se envolta nas tradições culturais francesas, na “Belle Époque”, todo produto francês era bom e refinado.
Em meio das contradições sociais e políticas um grupo de