modernismo
Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935
Ficou órfão de pai aos 5 anos de idade. Seu padastro era o comandante João Miguel Rosa
Ainda em sua infancia foi morar na cidade de Durban na Africa do Sul,pais que teve contato com a lingua e literatura inglesa.
Tornando-se adulto trabalhou como produtor tecnico,publicando seus primeiros poemas em inglês
Fernando Pessoa ocupou diversas profissões, foi editor, astrólogo, publicitário, jornalista, empresário, crítico literário e crítico político.
Em 1901 escreveu seus primeiros poemas em inglês. Em 1902 a família volta para Lisboa. Em 1903 Fernando volta sozinho para a África do Sul, onde se submete a uma seleção para a Universidade do Cabo da Boa Esperança. Em 1905 de volta à Lisboa, matricula-se na Faculdade de Letras, onde cursou Filosofia,onde em 1907 abandonou Em 1912 estreou como crítico literárioo curso.
Em 1915, liderou um grupo de intelectuais, entre eles Mário de Sá Carneiro e Almeida Negreiros. Fundou a revista Orfeu, onde publicou poemas que escandalizaram a sociedade conservadora da época. Os poemas "Ode Triunfal" e "Opiário", escritos por Álvaro de Campos, causaram reações violentas contra a revista. Fernando Pessoa foi chamado de louco.
Em 30 de novembro de 1935 em Lisboa Portugal
Morre Fernando pessoa de pancreatite aguda,
Pessoa não revelava alguns dos sintomas mais típicos de cirrose hepática.
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/biografias/fernando_pessoa.htm http://www.e-biografias.net/fernando_pessoa/ poema liberdade aí que prazer não cumprir um dever ter um livro pra ler e não fazeer!
Ler e maçada,
Estudar e nada.
Sol doira
Sem literatura
O rio corre,bem ou mal,
Sem edição original
E a brisa,essa,
De tão naturalmente matinal
Como o tempo não tem pressa...