modernismo
Nome: Juliani da Silva Palmeira e Paulo Roberto da Rosa Neves
Turma: 303
Professora: Ana Paula Köhler
TRABALHO DE LITERATURA
Caxias do Sul
7 de Julho de 2014
Introdução
Neste relatório mostraremos como se caracterizou o modernismo em Portugal, as características da poesia ortônima de Fernando Pessoa, o projeto literário da Geração Orpheu, e também como Mario-de-Sá Carneiro e Almada Negreiro desenvolveram o projeto da Geração Orpheu em suas obras.
Como se caracterizou o modernismo em Portugal?
O modernismo em Portugal desenvolveu-se aproximadamente no início do século XX até ao final do Estado Novo, na década 1970. O início do Modernismo Português ocorreu num momento em que o panorama mundial estava muito conturbado. Além da Revolução Russa de 1917, no ano de 1914 eclodiu a Primeira Guerra Mundial. O modernismo levaria sete anos para começar no Brasil; porém, o movimento modernista, num primeiro momento, apresentou, na literatura, certas características e atitudes que foram comuns aos dois países. Entre elas, destacam-se:
Inconformismo político - espírito revolucionário;
Irreverência, iconoclastia;
Rejeição das normas estéticas consagradas;
Proposta de inovações linguísticas:
Uso da linguagem coloquial;
Humor, ironia, o "poema-piada";
Incorporação do cotidiano;
O moderno como um valor em si mesmo;
Nova concepção do mundo e do homem;
Qual era o projeto literário da geração Orpheu? O projeto literário da Geração Orpheu Buscou atualizar a cultura portuguesa em relação às inovações que a arte europeia vinha apresentando no início do século, influenciada pelas correntes da vanguardas. Dentro do grupo de "ORPHEU" destacam-se: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Luís de Montalvore o brasileiro Ronald de Carvalho.
Orpheu foi uma Revista Trimestral de Literatura editada em Lisboa. Apenas