Modernismo
Chamamos de Modernismo os movimentos do início do século XX que romperam com as tradições da escola acadêmica.
Foi entre o período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que ocorreram os movimentos artísticos denominados vanguardas.
Foram muitas as vanguardas que apareceram no século XX e muitas terminaram com a mesma velocidade com que surgiram. Nós vamos estudar apenas aquelas abaixo:
Cubismo
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos apreciados desde o Renascimento e deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O Cubismo se divide em duas fases:
• Fase analítica ou hermética entre 1909 a 1912 - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
• Fase sintética (contendo a experimentação das colagens) - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Principais características do Cubismo: • Geometrização das formas e volumes; • Renúncia à perspectiva; • O claro-escuro perde a função de volume; • Representação do volume colorido sobre superfícies planas; • Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Principais artistas do Cubismo:
Pablo Picasso: Um dos grandes gênios da pintura contemporânea. No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907 pintou “As Senhoritas de Avignon”, quadro que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa