Modernismo
A Primeira Fase do Modernismo foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Foi o período mais radical do movimento modernista, justamente em consequência da necessidade de romper com todas as estruturas do passado. Daí o caráter anárquico dessa primeira fase modernista e seu forte sentido destruidor, assim definido por Mário de Andrade:´´...se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista. Isto é teatro é uma experiência eficaz para o futebol. Havia a busca pelo moderno, original e polêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas.
No início do século XX o Brasil está vivendo a República Velha (1894-1930), caracterizada pela política do café-com-Ieite, com a força do café paulista e do maior colégio eleitoral daquele período que era Minas Gerais.
Nesse momento uma grande leva de imigrantes chega ao Brasil, com destaque para italianos e japoneses, que vão trabalhar na cafeicultura e na indústria paulistana. Paralelo ao crescimento industrial de São Paulo forma-se um proletariado, constituído basicamente da mão-de-obra estrangeira, levando os antigos escravos à marginalização. Passando por secas inclementes o Nordeste sofre com a cultura canavieira, gerando os fluxos migratórios que recorrem para os grandes centros urbanos do sudeste.
O ano de 1922 é muito rico em todos os setores, além de ocorrer a Semana de Arte Moderna e a criação do Partido Comunista, acontece a Revolta Tenentista, com os militares se opondo a eleição de Artur Bernardes que era apoiado pela política café com leite. Decorre daí a Coluna Prestes, formada em 1925, que tinha como objetivo insuflar as massas contra o governo federal.
*****ideias modernas ou fatos acontecidos
A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heróica (1922-1930), esta fase caracteriza-se por um maior