Monografia
Diogo Souza Barroso1, Hyago Santana Santa Rosa2
1Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto (IFS)
CEP 49400-000 – Rodovia Lourival Batista – Lagarto – SE – Brasil
Abstract. This article has for primary objective, take the possible questions for students, with regard to the concept and the preparation of a monograph. For its construction are necessary rules establishing criteria ranging from the pre to post-textual era as well, according to area of knowledge, present some specs that are accompanied by organizational, structural and graphic elements, making it necessary for observation and enforcement pre-established steps for its establishment.
Resumo. Este artigo tem por objetivo principal, tirar as possíveis dúvidas de alunos, no que se refere ao conceito e a elaboração de uma monografia. Para a sua construção são necessárias regras que estabeleçam critérios que variam desde os elementos pré-textuais até os pós-textuais, bem como, de acordo com área de conhecimento, apresentar algumas especificações que são acompanhadas de elementos gráficos, estruturais e organizacionais, tornando-se necessários a observação e a execução de etapas preestabelecidas pra sua elaboração.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Alvarenga; Rosa (1999, p.11), a monografia “é uma dissertação a respeito de um só assunto”. Este estudo ou trabalho acadêmico, tem por objetivo a reflexão sobre um assunto ou determinado problema específico, o qual resulta de um processo sistemático. Apesar de tratar-se de um único tema, não necessariamente novo, sua abordagem pode-se relacionar com outros e abordar vários aspectos de um mesmo assunto.
[As monografias realizadas ao final dos cursos de especialização ou, mesmo os trabalhos acadêmicos exigidos] para a obtenção de créditos em disciplinas, diferem das dissertações de mestrado e teses de doutorado, quanto ao nível de investigação. Das últimas, é