Modernismo
1º fase (1922-1930) fase heróica
Apresenta o desejo de liberdade, de ruptura com o passado, negação ao passado
Owsvald de Andrade
Mario de Andrade
Manuel Bandeira
Alcantra Machado
Fase predominantemente poética.Apresenta um forte nacionalismo.
Mario de Andrade
É considerado o “pai” do modernismo, em seus textos, buscava uma linguagem popular “Paulicéia Desvairada” “Macunaína” é considerado o grande marco do modernismo.
Owsvald de Andrade
É considerado o mais polemico do período modernista.Sua obra é marcada pela ironia, pelo humor, textos curtos.
Manuel Bandeira
No começo era bem preso aos valores parnasianos, mas ao passar o tempo, se torna bem modernista “Libertinagem” “Poética”.
Alcantra Machado
“Bras, Bexiga e Barra Funda”
Modernismo 2º fase – Poesia
2º fase (1930-1945)
Carlos Drummond de Andrade
Cecilia Meireles
Murilo Mendes
Vinicius de Morais
Drummond e Murilo Mendes, se dedicam mais ao temas sociais, e questões universais do ser humano. Cecilia Meireles e Murilo Mendes se voltam para questões mais religiosas e místicas.
Carlos Drummond de Andrade
É o grande representante da poesia contemporânea, seus textos são bem variáveis, apresentam o amor, a saudade, preocupação social.
Cecilia Meireles
Seus versos apresentam características de outros movimentos , em especial, do simbolismo. Versos carregados de musicalidade, morte, solidão e pessimismo e apesar de se afastar um pouco da espiritualidade em seus textos, sempre manteve.
Vinicius de Morais
Importante na literatura, e na musica brasileira. Definia-se como “poeta e diplomata, o branco mais preto do Brasil, na linha de Xangô, Saravá.” Sua obra é dividida em 2 fases:
1- Um autor ainda preso aos valores simbolistas, a solidão, a espiritualidade, a religiosidade
2- Um poeta mais voltado ao cotidiano, a mulher, a mulher foi um tema muito abordado por ele, que uma vez disse “Primeiro mulher, segundo mulher, e terceiro