Modernismo no brasil
TRABALHO DE PORTUGUÊS
O MODERNISMO
AMÉRICO DAVID JENSEN A. CARVALHO
JOELITON VIEIRA NUNES
VARGEM GRANDE PAULISTA – 2011
Sumário
Modernismo no Brasil
- Antônio Castilho de Alcântara Machado
Foi um jornalista, político e escritor brasileiro. Antônio era contista brasileiro nascido em São Paulo, SP, cuja temática e estilo sobre o mundo do imigrante italiano e seus esforços de integração a São Paulo, o tornaram um modernista de primeira hora. Formado em direito, começou ainda estudante a trabalhar como jornalista. Após uma temporada na Europa, impregnou-se das idéias de vanguarda e assumiu uma certa posição de combate pela renovação literária, ao lado de Oswald de Andrade, como redator da Revista de Antropofagia. Seu estilo espontâneo, tornou-se original por transmitir nova linguagem, que trouxe para a literatura brasileira as expressões mais típicas e o modo de falar ítalo-paulistano. Morreu relativamente jovem, no Rio de Janeiro, RJ, sem conhecer o auge de seu sucesso e sua valorização por gerações posteriores. Sua obra também representou uma excelente investigação da influência daqueles imigrantes sobre os paulistanos, revelando no autor o artista consciente de que o literato é também um historiador, ao observar a realidade urbana que o cerca.
Gaetaninho
— Xi, Gaetaninho, como é bom!
Gaetaninho ficou banzando bem no meio da rua. O Ford quase derrubou e ele não viu o Ford. O carroceiro disse um palavrão e ele não ouviu o palavrão.
— Eh! Gaetaninho! Vem pra dentro.
Grito materno sim: até filho surdo escuta. Virou o rosto tão feio de sardento, viu a mãe e viu o chinelo.
— Súbito!
Foi-se chegando devagarinho, devagarinho. Fazendo beicinho. Estudando o terreno. Diante da mãe e do chinelo parou.
Balançou o corpo. Recurso de campeão de futebol. Fingiu tomar a direita. Mas deu meia volta instantânea e varou pela esquerda porta adentro.
Eta salame de mestre!
Ali na Rua Oriente a ralé quando muito