Intervenção do serviço social junto á família do alcoolista
O presente artigo tem o objetivo de focalizar a questão do alcoolismo como um dos motivos de queixa apresentada por familiares atendidos pelo Serviço Social, no Serviço de Orientação à Família (SOF) Aparecida.
Evidencia como o Serviço Social centra a sua orientação a partir de manifestação da família do alcoolista. A entrevista dialogada serviu para a coleta de informações do caso analisado.
Torna-se importante discutir alguns aspectos que marcam a expressão alcoolismo na sociedade brasileira, na medida que a mídia publicitária realçaenfaticamente o estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas.
Nos últimos 30 anos do século XX foram muitas as tentativas científicas do entendimento etiológico do alcoolismo, por meio de pesquisas sobre o metabolismo (hepático cerebral), e sobre aspectos sociológicos as mais destacadas. Nessa visão da síndrome da dependência do álcool a frase tem problemas porque bebe é mais aceita atualmente do que a antiga bebe porque tem problema (RAMOS, 1997, p. 224).
Entretanto não podemos esquecer os efeitos provocados pelo álcool, afetando o corpo e a mente do ser humano, pois não é apenas um conjunto de ossos, músculos e pele, mas possui uma mente que é o centro das funções vitais. Milhões de pessoas incapacitadas pelo efeito do álcool enfrentam problemas devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, envolvidas em acidentes de trânsito, situações diversas de violência, perda de emprego, conflitos familiares e outros.Existem fatores que podem influenciar o adolescente a experimentação de bebidas alcoólicas: o modelo dos adultos; curiosidade e experimentação; pressão dos colegas; prazer, problemas emocionais (FISHMAN, 1988: p. 47-48).
Em relação a esses fatores FISHMAN coloca que podem influenciar a entrada do adolescente, por isso é importante que a prevenção ocorra na família, no relacionamento saudável entre os pais, assim o adolescente terá grandes chances de não enveredar