Modernismo fase segunda
O que é o Modernismo...
Contextualizando, porque ele aconteceu naquele momento no Brasil...
Características e representantes
Parágrafo final para conclusão
Frases curtas para melhor compreensão.
Título adequado (não kk )
A 2° fase do Modernismo no Brasil - Grupo 3
O Modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que eclodiu fortemente na população, sobretudo na literatura e artes plásticas. Tinha como objetivo o rompimento com o tradicionalismo. Tem assimilações artísticas e culturais de vanguardas europeias como o cubismo e o futurismo.
A Segunda parte do Modernismo no Brasil ocorreu aproximadamente de 1930 a 1945, num quadro social de crise, quanto no país (depressão econômica causada pelas duas guerras mundiais, crise cafeeira) quanto no mundo (quebra da bolsa de Nova Iorque desencadeando desempregos e outros problemas, nazi-fascismo, etc.).
A literatura sempre ou quase sempre procurou retratar a realidade nos romances, tanto criticando como analisando, então, nessa época, foi algo que ganhou muito mais força.
Os acontecimentos da época exigiam dos poetas uma nova postura e idealização. Uma estrutura mais construtiva e politizada. A consciência crítica estava presente, e mais do que tudo, os escritores da segunda geração consolidaram em suas obras questões sociais bastante graves: a desigualdade social, a vida cruel dos retirantes, os resquícios de escravidão, o coronelismo, apoiado na posse das terras - todos problemas sociopolíticos que se sobreporiam ao lado pitoresco das várias regiões retratadas.
O romance focava o regionalismo, especialmente o Nordeste. Por vezes ressaltava os problemas do sertão, fome, miséria, e outras dificuldades na seca ou não.
A poesia ficou mais madura e solidificada. Houve a mistura do verso livre com formas tradicionais de compor poemas. É uma poesia de questionamento humano, do sentimento de estar no mundo, inquietação em diversos sentidos,