MODERNIDADE E MOMENTO HISTORICO
Miriam Wessler Schutz
Professora: Eloisa Barreto Klein
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (HID 0272) – Prática do Módulo IV
22/05/2014
RESUMO
No Brasil, a modernidade tem sido vista como algo que vem de outros países e deve que ser copiado e imitado. Às vezes a modernidade também é confundida com a contemporaneidade, pois o que é adotado dos países desenvolvidos é visto como moderno. Tem-se notado hoje no Brasil, uma contradição entre o crescimento tecnológico e o descaso pelas mudanças sociais que fazem a população menos abastada não usufruir dos benefícios do progresso.
Palavras-chave: Modernidade, Contradição, Progresso.
1 - INTRODUÇÃO
Esse assunto tem ocupado os intelectuais e historiadores em diferentes épocas. A pergunta é: Como está o Brasil em relação aos países desenvolvidos, Europa e Estados Unidos da América? Vemos que no Brasil a modernidade é vista como um modelo que vem de fora e que deve ser adotado, ou então, é visto como algo do qual se deve ter cuidado. As tendências têm sido copiadas por intelectuais que tem ido aos grandes centros buscar novas ideias e modelos para trazer para nosso país e aqui ser adaptada para os costumes locais. Em alguns momentos temos visto que as culturas brasileiras têm sido muito desvalorizadas pelas elites que procuram viver segundo os costumes europeus, ou a norte-americana mais recentemente. Em outras épocas, porém, vemos uma valorização exagerada do que é puramente brasileiro, como por exemplo, o personagem Macunaíma – herói sem nenhum caráter, figura do malandro, preguiçoso de nascença, de culturas brasileiras como o carnaval, o samba, o futebol, etc.
2 - DESENVOLVIMENTO
A modernidade chegou ao Brasil em 1808 quando a família real portuguesa, fugindo das guerras napoleônicas, mudou-se para a colônia americana. Desde a descoberta que datou de 1500,