Modems
Modems ADSL, Cable Modems e Modems Óticos
Aluno: Bruce Rodrigues
Florianópolis 2011
O Modem:
O modem (modulador e demodulador) é um dispositivo que modula o sinal digital (há apenas dois valores, 0 ou 1) em uma onda analógica (sinais digitais que variam continuamente entre todos os valores possíveis), para que este seja transmitido pela linha telefônica, e demodula o sinal analógico, transformando-o novamente em sinal digital.Os modems foram criados na década de 60 como uma forma para permitir aos terminais conectarem-se a computadores através de linhas telefônicas.
A maioria dos modems em operação transmite uma onda portadora senoidal continua que é modificada de acordo com os dados que devem ser enviados. Os modems normalmente são classificados pela quantidade de dados que podem enviar em um determinado tempo (bits por segundo). Basicamente existem modems para acesso discado (conexão por dial up, em que você se conecta a seu provedor e ele se encarrega de fazer o roteamento para a internet), que geralmente são instalados internamente no computador (usando slots PCI ou portas seriais), e modems para acesso banda larga, que podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet.
Modems de acesso Banda Larga: Modem ADSL:
A ADSL é um formato de DSL (Linha de Assinante Digital), que é uma conexão de velocidade muito alta, que usa os mesmos fios de uma linha telefônica. A ADSL tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente em uma direção do que na outra, normalmente mais rápido para receber dados (download), e mais lento para enviá-los (upload), com base na premissa de que um usuário comum baixa muito mais informações da internet do que envia. Em julho de 2002 foi criada a tecnologia ADSL2, que possui algumas melhorias em relação a ADSL. Enquanto o ADSL normal gasta 32Kbps de banda para sinalização, o ADSL2 gasta apenas 4Kbps, deixando mais banda