Modem
Comunicação Serial com Modem
F.N.A. e E.T.M. /2001
E.T.M./2004
E.T.M./2005
E.T.M./2011
E.T.M./2012
(revisão)
(revisão)
(revisão)
(revisão)
(revisão)
RESUMO
O objetivo desta experiência é a familiarização com um elemento básico em equipamentos de transmissão de dados: o MODEM (MOdulador - DEModulador). Os MODEMs têm por função converter dados digitais em sinal modulado, compatível com sinais de áudio, de modo que possam ser enviados através da linha telefônica como se fosse uma comunicação por voz. Nesta experiência será analisado o funcionamento do circuito integrado Am7910, uma pastilha fabricada pela AMD (Advanced Micro
Devices).
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
São apresentados, nos itens seguintes, os aspectos importantes relacionados a sistemas de comunicação de dados, necessários à compreensão das aplicações do MODEM. Depois de uma breve introdução de conceitos básicos, apresenta-se mais aprofundadamente os MODEMs. Então, apresentam-se as formas de transmissão assíncrona e síncrona, as técnicas de modulação. Ao final, é mostrado um protocolo de comunicação serial.
1.1. Conceitos Básicos
Vários conceitos são apresentados aqui, referentes a aspectos da comunicação de dados e a transmissão de sinais via modem.
TRANSMISSÃO DE DADOS: esse termo refere-se à transmissão eletrônica, entre dois pontos distintos, de informações codificadas. Dentre as aplicações mais comuns onde se utiliza a transmissão de dados, destacam-se: sistemas conversacionais de tempo partilhado, sistemas de aquisição de dados, sistemas de controle de processos, etc.
BANDA DE UM CANAL: é um parâmetro importante para caracterizar um canal de transmissão, ela define a faixa de frequências que pode ser utilizada em cada canal de comunicação. Geralmente, quanto mais larga a banda de um canal, maior é a velocidade permitida para a transmissão. Essa velocidade usualmente é medida em baud, taxa de símbolos. Em casos particulares, tem-se que 1 baud
= 1 bps