Modems
O computador é um equipamento digital. Que realiza a maior parte de suas tarefas ligando ou desligando uma série de chaves eletrônicas. Sendo que um dígito binário 0 é demonstrado como uma esfera que representa uma chave desligada; um dígito binário 1 é demonstrado como um cubo que representa uma chave uma chave ligada. Sendo que um código digital pode ser representado assim:
O sistema telefônico é um sistema analógico, projetado ao tempo que a eletrônica digital era desconhecida, para transmitir sons diversos em tons da voz humana. Os mesmos são transmitidos em um sinal analógico como uma corrente elétrica contínua que suavemente varia sua freqüência e intensidade. Pode ser representada em um osciloscópio como uma linha sinuosa, como esta:
Os modem surgiram há vários anos. Já eram utilizados desde a década de 60 por grandes computadores. Porém foi no final de 70, começo de 80, com o surgimento dos micro computadores que o modem tornou-se viável ao usuário comum. Mas o que é um modem?
Resumindo em termos práticos um modem é a ponte entre os sinais digitais e os analógicos. Mas em termos mais complexos, modem é uma placa interna ou um equipamento externo que viabiliza a comunicação entre computadores por meio da linha telefônica, convertendo dados digitais de
49
ligado e desligado em sinais analógicos ao variar, ou modular, a freqüência de uma onda eletrônica, um processo similar ao usado por estações de rádio FM. Na extremidade de recepção de uma conexão telefônica, um modem faz justamente o contrário: demodula os sinais analógicos de volta ao código digital.
A palavra modem vem do inglês modulator / demodulator (modulador/
demodulador). Ao enviar dados:
- O modem converte os bits do computador para a forma de onda para que possam ser transmitidos pela linha telefônica, ou seja, ele modula os dados.
- Quando estamos recebendo uma transmissão, o modem