Os 14 pontos de deming
1. Desenvolvimento
Os 14 pontos da filosofia de Deming.
Após o fim da segunda guerra mundial o Japão encontrava-se totalmente destruído e precisava de um milagre para salvar as suas indústrias. Joseph Moses Juran e William Edwards Deming foram os principais responsáveis pelo movimento da qualidade no Japão por volta de 1950.
Deming norteia o caminho para a qualidade total através de 14 pontos que são eles: (Deming, 1990:18).
1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços
A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos e metas da organização, gerando um propósito maior. Este deve incluir também os acionistas, clientes, fornecedores, funcionários, a comunidade e a sociedade em torno da Filosofia Empresarial. A Filosofia Empresarial é um documento constantemente em mudança que requer a colaboração de todos para o seu atingimento. As organizações devem desenvolver uma visão de futuro e planejar a manutenção e o crescimento do negócio fixando metas de longo alcance. Para isso, devem ser alocados recursos para pesquisa, treinamento e educação permanente para atingir os objetivos propostos. A inovação é promovida para assegurar que os produtos e serviços não se tornem obsoleta. Essa filosofia deverá ser divulgada a todos que fazem parte da organização.
2. Adotar a nova filosofia
A alta administração e toda a força de trabalho devem adotar a nova filosofia. As organizações devem procurar a melhoria contínua e não aceitar não conformidades. A prioridade número um é a satisfação do cliente, porque clientes insatisfeitos não irão adquirir bens e serviços não-conformes. A organização deve concentrar-se na prevenção dos defeitos mais do que na detecção dos defeitos. Melhorando os processos a qualidade e a produtividade melhorará como uma conseqüência natural desse esforço. Todos na organização devem estar envolvidos nessa jornada de qualidade e mudança de sua atitude perante a