Modelos metas e cronograma de execução
Atender 75 (setenta e cinco crianças e famílias em risco e vulnerabilidade social de ambos os sexos, na faixa etária de 00 a 06 anos.
7 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Utiliza-se uma metodologia centrada em projetos que buscam a execução das ações sócio-educativas de convivência que visam a contribuir para a formação integral da criança e privilegia o desenvolvimento de atividades de estimulação com caráter lúdico, incentivando o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, lingüísticos, social, emocional, estético, sensorial, físico e moral, além de valorizar a integração da criança no convívio familiar e social e na valorização do meio ambiente.
As estratégias envolvem brincadeiras sensório-motoras, brincadeiras lúdicas, atividades visomanuais concretas, conversação, contos, danças, histórias, jogos, passeios, dramatizações com a utilização de recursos áudios-visuais, materiais pedagógicos diversos, adequando sempre as atividades e ações de acordo com a maturidade física, psicológica, emocional de cada criança com a observância da faixa etária.
Pela responsabilidade social em complementar a educação formal, a entidade pretende como meta atender todas as crianças matriculadas nesta instituição. Portanto, a proposta deste projeto adota como horizonte os pilares da educação para o século XXI, proposto pela UNESCO quanto aos saberes necessários à sobrevivência neste milênio como: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver. Acredita-se que o desenvolvimento das crianças atendidas na entidade só acontecerá na medida que a família estiver também incluída e sentir partícipe do processo de aprendizagem e de convivência dos filhos e, por este motivo, as ações também são estendidas às famílias de modo adaptado as demandas e necessidades de cada família e comunidade.
Sendo assim, as principais atividades sócio-educativas de convivência que estimulem o desenvolvimento das crianças será trabalhado por etapas a conforme verifica-se