Modelos de
Disciplina: Sociologia
Série: 2º ano do ensino médio
Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.
No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
No capitalismo, as classes não mais se relacionam pelo vínculo da servidão (período Feudal da Idade Média), mas pela posse ou carência de meios de produção e pela livre contratação do trabalho e/ou trabalhadores.
Toyotismo
Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O toyotismo foi criado na fábrica da Toyota no Japão.
Os motivos da criação do toyotismo são: • Pequeno mercado consumidor; • Capital e matéria prima escassos; • Grande disponibilidade de mão-de-obra não-especializada.
Esses motivos impossibilitaram o Fordismo de atuar no Japão.
O crescimento dos efeitos da robótica foi tão intensos, que em 1990, o Japão sozinho consumia mais robôs que o resto do mundo somado. E desde os anos 70, o Japão começou a competir igual para igual com os EUA em diversos setores. Desde os anos 70, o Toyotismo cresceu tanto que hoje em dia, compete com o Fordismo e às vezes até com vantagem;
Fordismo
É o modo original do capitalismo, onde a produção acontece em maior escala, de menor qualidade, mas, em contrapartida, mais barato e acessível à sociedade. Fordismo é um sistema de produção, criado pelo