Modelos de Qualidade e Analise do Processo de Produção
Curso Técnico em Administração
Modelos de Qualidade e Analise do Processo de Produção
Jandira
2013
Introdução Sistema de medição de desempenho organizacional (SMD) é um tema contemporâneo. Não obstante, há muito tratado como instrumento eficaz para melhoria da gestão, está sendo revisto desde as últimas duas décadas. O novo enfoque decorre da exposição das empresas a um ambiente hiper-competitivo com maior exigência dos consumidores. Do lado do setor público, o déficit fiscal e a cobrança da sociedade por accountability levaram governos de países desenvolvidos a adotarem novas práticas de medição. Para o propósito deste estudo, considera-se SMD no contexto do planejamento estratégico, subsidiando a avaliação do desempenho relativo à estratégia da organização, às operações e às expectativas dos stakeholders.
Um produto que é consumido por todas as pessoas do mundo e, em média, oito horas por dia, durante vários anos. Qual é o comerciante que não se interessaria em vender uma mercadoria tão atraente como esta? Pois é, o mercado de colchões vem representando a realização do sonho de milhares de empreendedores que conhecem o segmento e possuem habilidades comerciais.
Modelos de qualidades
Um adequado SMD requer medições nas diversas áreas estratégicas da organização. Assim, o desbalanceamento no uso de medidas na verificação do desempenho global da Organização, com a preponderância de medidas de desempenho financeiro, reflete deficiênciasno processo de gerenciamento (Atkinson et al., 1997; Clark, 1995; Dixon et al., 1993; Govindarajan e Shank, 1997; Kaplan e Norton, 1992; Sink, 1985).
Para verificar a incidência desse problema em organizações públicas brasileiras realizou-se um survey a partir das perspectivas da abordagem Balanced Scorecard (BSC). Procurou-se, ainda, verificar a associação entre um sistema de medição balanceado e a natureza jurídica das