MODELOS DE GESTÃO
Um dos principais caminhos para o ensino da administração é a abordagem cronológica das diversas teorias e abordagem, por meio das quais os conceitos e os processos do fazer administrativo são transmitidos. Partindo disso, foi criado uma descrição clara e acessível das teorias administrativas e de seus principais pensadores, facilitando o entendimento do contexto em que os conceitos foram desenvolvidos e a sua aplicação prática. Apresentam-se os fundamentos das diversas abordagens teóricas da administração, desde as abordagens das civilizações mais antigas até as práticas mais recentes. Uma boa leitura!
Aula 2 Funções Básicas do Administrador A administração como atividade é um processo que se compõe, pelo menos, de quatro funções básicas: planejamento, organização, direção e controle.
Planejar é determinar os objetivos e o modo como podem ser alcançados. Organizar é dividir trabalho, agrupar atividades, designar pessoas para execução, distribuir e alocar recursos, coordenar e integrar esforços, tudo em função dos objetivos e planos traçados. Dirigir é comandar e coordenar indivíduos, grupos e ações, processo que se relaciona à interpretação dos objetivos, motivação, liderança e resolução de conflitos. Controlar é verificar se as atividades realizadas estão conduzindo ou não ao alcance dos objetivos estabelecidos e dos resultados esperados.
Este processo é dinâmico, interativo, de tal modo que as quatro funções – planejar, dirigir, organizar e controlar – estão em permanente diálogo entre si. Nenhuma pode ser realizada ou compreendida isoladamente, já que a administração é exatamente a combinação cíclica e recorrente dessas funções.
Aula 3
Teorias Administrativas, Revolução Industrial e a Crise de 1929 As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo à analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho.
O pensamento administrativo acompanha