Modelos de consultoria
Model 1: Providing expert information
Modelo especialista (vender e recomendar)
Esse modelo de consultoria é feito por base em modelos comerciais de compra/venda de serviços especializados, ou seja, o domínio e técnica estão nas “mãos” do consultor que por sua vez fornecerá ao cliente informações, serviços e assistência especializada.
Para que o resultado desse modelo seja positivo é necessário: * que o diagnóstico dado pelo cliente esteja correto, * que o cliente consiga falar as necessidades corretas ao consultor, * que o cliente consiga averiguar com precisão se o consultor contratado possa trazer a informação, * que o cliente pense em aceitar as consequências das recomendações do consultor, e por ultimo que tenha uma realidade externa que possa ser objetiva, estudada e reduzida pelo conhecimento do cliente.
Esse modelo se caracteriza porque é o cliente que faz o diagnostico e determina o tipo de serviço especializado que pretende, e não abre mão do poder, por sua vez o consultor será responsável em pesquisar e trazer informações relevantes em nome do cliente.
Model 2: Playing doctor
Modelo médico-paciente
Nesse modelo o cliente tem ciência que algo está errado, porém não sabe a natureza do problema e tampouco como resolver.
O consultor é contratado para fazer um mapeamento e diagnóstico (check up), dizendo o que está ocorrendo de errado e quanto para receitar e administrar a solução para a organização.
Algumas das formas para diagnosticar o problema são: fazer entrevistas, testes psicológicos, pesquisas de opiniões e atitude da organização.
O consultor contratado não pode ter a informação diagnosticada por si mesmo nesse modelo de consultoria.
Esse modelo apresenta o risco de o cliente passar a responsabilidade do tratamento para o consultor.
Model 3: Process consultation
Modelo de processo
Esse modelo é um conjunto de atividade feitas pelo consultor que ajudará o cliente a entender, compreender e agir