Modelo de proposta de consultoria
Passo a passo da Consultoria
Carta de apresentação da Proposta
Toda proposta deve ser encaminhada com uma carta. Além de demonstrar que você é uma pessoa organizada, vai imprimir um contato direto com a organização. Lembre-se do curso de Autogestão I no qual vimos que as pessoas querem ser valorizadas e querem que você esteja se dirigindo a elas especificamente.
A carta é formal e deve ter como elementos principais: cabeçalho (se você tiver uma logo da sua consultoria use-a), local e data, o endereçado (procure enviar para a pessoa de contato), assunto a ser tratado, texto explicativo do que consta o documento (use apenas dois parágrafos, seja breve!), nome do consultor (ou da empresa de consultoria).
Seja objetivo e formal, mas evite palavras que denotam demasiada afetação no tratamento. Isso distancia as pessoas de você.
Item 1 – Objetivo da Proposta/Documento
Apresente rapidamente qual o objetivo do seu documento, a que tipo de processo de trabalho se destina dentro da organização e quais perspectivas, em linhas gerais.
Vamos a um exemplo?
1. Objetivo da Consultoria:
O presente documento apresenta uma proposta de realização de consultoria quanto ao mapeamento dos processos de trabalho da empresa XYZ.
Item 2 – Equipe
Esse item muitas vezes pode ser apresentado no final da proposta. Não há problemas em trocá-lo de lugar. Ele é um item que só estará presente na proposta caso você trabalhe com mais algum consultor além de você, caso contrário ele é dispensável.
Ao incluir o nome da equipe, coloque efetivamente aqueles que trabalharão no projeto, a formação de cada um e o tipo de contribuição que poderá dar. Evite colocar uma lista extensa de pessoas que jamais se envolverão com esse trabalho.
Uma dúvida muito comum é: e o meu currículo? A minha apresentação?
Você já deve ter encaminhado isso antes, no primeiro contato. Não mande um currículo no sentido específico da palavra, mande um portfólio de todos os seus