Pendulo
Resumo. Os experimentos realizados tratam do estudo do comportamento dos pêndulos de torção frente às diversas situações. Mais especificamente observou-se o período de oscilação do pêndulo quanto este sofria alterações, como variação no comprimento do fio, variação no comprimento e massa do corpo suspenso e, variações o momento de inércia do corpo. A partir dos dados coletados e da construção de gráficos pôde-se obter o valor módulo de torção para o fio metálico utilizado, as relações entre o período e o comprimento do corpo, entre o período e o comprimento do fio e entre o período e a distância onde é posto a massa M.
Palavras chave: pêndulo de torção, período, oscilação.
Introdução
O pêndulo de torção é um sistema físico no qual um corpo com uma distribuição qualquer de massa é suspenso por um fio, de modo que uma leve torção neste fio desloca o corpo de sua posição de equilíbrio, o qual inicia oscilações harmônicas em torno dessa posição inicial. Isso ocorre porque o fio passa a exercer um torque restaurador τ, que é proporcional ao ângulo de torção α e ao módulo de torção k, que depende das características do fio, na tentativa de retornar ao equilíbrio. Quando comparamos esse sistema com o pêndulo simples, as diferenças são as seguintes: no pêndulo de torção, o fio pode ter uma maior densidade linear, a distribuição de massa do corpo pode ser arbitrária e a força restauradora não é devida à gravidade, e sim da tentativa do sistema de eliminar as deformações sofridas.
Os seguintes procedimentos experimentais tratam da análise dos fatores que influenciam na freqüência de oscilações do corpo, quando retirado de sua posição de equilíbrio. O momento de inércia I do corpo em torno de um eixo situado no prolongamento do fio é um desses fatores. Além disso, características