Modelos At Micos
O primeiro modelo atómico foi proposto por John Dalton, em 1807.
Para Dalton, o átomo era indivisível e com forma esférica. O seu tamanho e peso eram característicos de cada elemento.
Modelo atómico de Dalton
Dalton afirmava que:
• A matéria era formada por partículas muito pequenas chamadas átomos; • Os átomos eram indivisíveis e não se podiam criar nem destruir;
• Os átomos de um mesmo elemento eram iguais;
• Os átomos do mesmo elemento ou de elementos diferentes podiam combinar-se entre si formando as substâncias.
Modelo atómico de Thomson
Foi Joseph Thomson, físico inglês, que, em 1897, quando observava descargas elétricas através de gases rarefeitos, descobriu o eletrão, partícula com carga elétrica negativa e muito menor que o átomo.
Descoberto o eletrão, Thomson propõe, em 1904, um novo modelo de átomo. Modelo atómico de Thomson
Para Thomson, o átomo era uma esfera maciça de carga positiva, distribuída uniformemente, estando os eletrões, partículas com carga elétrica negativa, dispersos no seu interior(tal com passas num bolo) em número suficiente para tornarem o átomo neutro.
Este modelo ficou conhecido como modelo do “pudim de passas”.
Modelo atómico de Rutherford
Experiência de Rutherford- ao bombardear finas lâminas de ouro com partículas alfa, observou, com surpresa, que a maior parte destas partículas atravessavam as lâminas de ouro sem sofrerem desvio. Modelo atómico de Rutherford
Experiências realizadas com elementos radioativos por Ernest
Rutherford, físico e químico inglês, permitiram-lhe concluir que a maior parte do espaço do átomo é espaço vazio e que no seu interior existe uma pequena região central positiva, que designou por núcleo, onde se encontra a maior parte da massa do átomo. Os eletrões, por sua vez, deveriam girar em torno do núcleo, em órbitas circulares, tal como os planetas em volta do Sol.
Modelo atómico de Rutherford-Bohr
Em 1913, Niels Bohr, físico dinamarquês,