Modelos administrativos
Marketing N1 – 2° Bimestre
Estrutura organizacional
A estrutura organizacional é uma maneira de concentrar esforços e fazer divisões, de maneira que um grupo e ou empresa chegue a seu objetivo final. Normalmente utilizado para a distribuição de tarefas.
Tipos e modelos
1 – Estrutura Linear: é uma estrutura mais simples e antiga, de maneira que o poder é centralizado e o chefe tem total autoridade. Dessa maneira as tarefas executadas são bem especificas para cada unidade de trabalho e mesmo entre elas não há uma especialização de trabalhos e ou diversificação.
( Fonte do organograma: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf acessado dia 27 de abril de 2014 as 11:35)
Vantagens:
Autoridade única.
Indicado para pequenas empresas.
Mais simples e econômicas.
Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida).
Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.
Desvantagens:
Tendência burocratizante.
Diminui o poder de controle técnico.
Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.
Comunicação demorada e com distorções.
Sobrecarrega a direção e as chefias.
Não favorece o espírito de cooperação e equipe.
Conclusão: Para esse tipo de organização acredito que seja uma tendência a ser deixada para trás, já que hoje as empresas têm aderido ao estilo de trabalho cujos funcionários são natos colaboradores. É o caso de agências de criação que contam com profissionais que gerenciam tanto a e execução, prazos e necessidades do cliente quanto o caos que da fruto a imaginação.
Entenda como caos a grande gama de informações e referências que tais profissionais tem e buscam para satisfazer seus cliente. Nesse caso ainda da agência é possível notar que apesar do chefe e dono ser quer aprova o trabalho final, a equipe em si tem muito mais liberdade para criar, sendo essa uma liberdade essencial.
Já para