Modelo - revisão de literatura
Os contos de fadas são uma variação dos contos populares ou da fábula. São comparados com estes pelo fato de que se apresentam através de uma narrativa curta que transmite valores culturais e conhecimento de geração para geração, e onde o herói, geralmente do bem, enfrenta inúmeros obstáculos para vencer o mal. Tratam de elementos simbólicos e representativos como o amor, os conflitos familiares, a luta entre o bem e o mal, e a felicidade eterna ao final da história. Mas de que forma os contos de fadas podem contribuir para a formação do leitor? Como o professor, como mediador no processo de formação do leitor, deve agir ao introduzir os contos de fadas na sala de aula? Porque os contos de fadas são importantes para o desenvolvimento da prática leitora?
Segundo estudos de Fanny Abramovich na maioria das vezes, os contos de fadas são o primeiro contato que a criança estabelece com o mundo da leitura como exemplo as memorias da escritora:
Meu primeiro contato com o mundo mágico das histórias aconteceu quando eu era muito pequenina, ouvindo minha mãe contar algo bonito todas as noites, antes de eu adormecer, como se fosse um ritual... lembro de sua voz contando ‘João e Maria’ [...] (ABRAMOVICH, 1994, p. 10)
Essas experiências fizeram da escritora uma leitora apaixonada por histórias ficcionais, como os contos de fadas. O conteúdo e a estrutura dos contos de fadas provocam na criança um significativo envolvimento e fascínio, assim como uma identificação com o enredo, os personagens e suas características. Ao estudar a psicanálise dos contos de fadas Bettelheim (2002) afirma que ao ouvir uma história as crianças concentram-se, aprendem a respeitar e, acima de tudo, passam momentos de grande prazer, pois, podem ler e interagir com o texto. Portanto, é importante que a leitura para uma criança se realize de modo que esta possa vivenciar a literatura como uma satisfação de suas fantasias presentes em seu imaginário. Pois a criança que