MODELO RESUMO EXPANDIDO
MATOS, Elson Rodrigues de, UFRO er_matosisl@hotmail.com
RAGNINI, Osvaldo Gaspari Junior, UFRO gaspari_junior@hotmail.com
JESUS, Helton Pereira, Cacoal, UFRO, heltonhp@hotmail.com O presente trabalho constitui em si objeto de avaliação semestral e aprendizagem acerca dos conteúdos lecionados na disciplina de Teoria Geral do Estado, assim como busca em cada acadêmico do qual fazem parte desta pesquisa ir além do senso comum, buscar opiniões diversas de doutores, mestres, professores entre outros do qual entendem sobre determinado assunto.
DIFERENCIAR O SISTEMA PARLAMENTARISTA DO SISTEMA PRESIDENCIALISTA
No sistema parlamentarista, o Governo deposita confiança política no Parlamento. Existem três órgãos políticos, sendo eles: o Chefe de Estado (rei ou presidente), o Parlamento e o Governo (Ministros). As funções do Chefe de Estado e Chefe de governo são distintas. O Chefe de Estado, neste regime, tem uma atuação puramente simbólica ou competência muito reduzida. A administração pública se faz através de um Gabinete Ministerial que, coletivamente, decide sobre os rumos do país.
No presidencialismo, as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo são semelhantes. Neste caso, a responsabilidade pela condução do país recai sobre os ombros do presidente. Embora tenha um Parlamento, que lhe dá sustentação, a decisão final está em suas mãos.
A principal diferença entre os dois sistemas de governo está nas funções do órgão legislativo, pois no parlamentarismo este não se limita somente a fazer leis, como é também o órgão responsável pelo controle do governo, tomando decisões políticas essenciais, já no Presidencialismo o objetivo principal é o controle do governo.
No Parlamentarismo, o parlamento pode destituir o