modelo relatorio
Cuiabá/MT
2014
INTRODUÇÃO
Nesse experimento foi estudado o funcionamento do gerador eletrostático de Van de Graaff que, pelo processo de eletrização, induz o surgimento de cargas elétricas para determinar a partir das linhas de forças geradas o comportamento do campo elétrico.
Quando as cargas elétricas atingem a parte superior elas se distribuem pela superfície metálica fazendo com essa fique carregada. Quando o gerador esta em funcionamento, se aproximarmos um objeto de metal ou a mão podemos perceber a ocorrência de leves descargas elétricas que ocorrem em consequência da diferença de potencial (ddp).
OBJETIVOS:
- identificar os eletrodos ânodo e cátodo
- classificar os gases dentro da família dos condutores
- concluir a importância da pressão e a distancia entre os eletrodos sobre a capacidade de condução elétrica do gás
- descrever as condições necessárias para uma descarga elétrica através de um gás a alta pressão
- mapear a configuração das linhas de força entre vários tipos de eletrodo
- interpretar, a partir das linhas de força, o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes- identificar e descrever uma blindagem para campo elétrico
- identificar e descrever o poder das pontas
Na seção seguinte apresentaremos a fundamentação teórica do assunto, a seguir a metodologia utilizada e por fim os resultados e discussões obtidos no trabalho.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No gerador eletrostático, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas). Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo. O gerador eletrostático (Van de Graaff), pode ser entendido como uma esfera metálica isolada da terra que é permanentemente carregada