MODELO RELACIONAL - Regras de CODD
E.F. Codd propês 13 regras popularmente conhecidas como "12 Regras de Codd" que definem as características necessárias para um Banco de Dados Relacional.
Com base nestas regras não existe um sistema de gerenciamento de banco de dados totalmente relacional disponível hoje.
As doze regras definidas por Codd são as seguintes:
Regra 0 - Um banco de dados deve utilizar os recursos relacionais exclusivamente para seu gerenciamento para que seja considerado um banco de dados Relacional.
Regra 1 - A regra da informação - Todas as informações devem ser representadas no nível lógico como valores de coluna em linhas dentro das tabelas.
Regra 2 - A regra de acesso garantido - Todos os valores de uma tabela devem poder ser acessados por meio de uma combinação de nome de tabela, valor de chave primária e nome de coluna.
Regra 3 - Tratamento sistemático de valores nulos - Valores nulos devem ser representados e tratados de modo sistemático, independente do tipo de dados permitindo representar informações inexistentes e inaplicáveis.
Regra 4 - Catálogo on-line baseado no modelo relacional - A descrição do banco de dados (metadados) devem ser armazenados e gerenciados como dados comuns, em tabelas, que podem ser acessadas por usuários autorizados utilizando a linguagem relacional padrão do banco de dados.
Regra 5 - Sublinguagem Ampla de Dados - o banco de dados relacional pode suportar várias linguagens e várias formas de recuperação de informações. Mas deve suportar uma linguagem declarativa bem definida para definição de dados, definição de visualização e de manipulação de dados, restrições de integridade, autorização e gerenciamento de transações.
Regra 6 - Atualização por meio de Views - Todas as visualizações (views) teoricamente atualizáveis devem ser atualizáveis pelo sistema.
Regra 7 - Inserção, atualização, e exclusão de alto nível - O banco de dados deve ser capaz de manipular um conjunto de dados