Musica e jogos
Trabalho de pesquisa em documentos realizado com o objetivo de mostrar como foi a relação da matemática e a música durante a história e qual a importância que a música obtém sobre os jogos o quanto os jogos depende da trilha e como e feita esta produção e contratação de pessoas especializadas para o desenvolvimento deste trabalho.
INTRODUÇÃO
Nosso objetivo e mostrar qual foi a evolução da relação música e matemática durante a história e qual a importância da música para os jogos.
1.MATEMATICA E MUSICA NA HISTORIA
Um dos primeiros casamentos de música e matemática aconteceu no século VI a.c. quando Pitágoras realizou uma experiência utilizando o monocórdio. O monocórdio instrumento inventado por Pitágoras era composto por uma única corda que era esticada sobre dois cavaletes fixos sobre uma mesa.
Com estas experiências ele buscava a relação de comprimento razões de números inteiros que produziam uma determinados intervalos sonoros. O comprimento da corda com a vibração e o tom musical.
Ao pressionar um dos pontos situado a ¾ ele reduzido o tamanho da corda tocando assim ouviu se uma quarta acima do som emitido pela corda inteira. Agora pressionando a 2/3 da corda ouviu o som uma quinta acima do som original da corda e quando tocada a ½ obtive-se um som oitava acima.
A partir desta experiência, os intervalos passam a denominar-se consonâncias pitagóricas. Sendo assim se o comprimento da corda for 12 e se reduzi-la a 9 obteremos o som a quarta, para 8 obteremos o som a sexta e para 6 o som a oitava. Essas correspondem às frações de uma corda que fornecem as notas mais agudas dos intervalos referidos, quando se produz a nota mais grave pela corda inteira.
Já no século 11 o italiano Guido d'Arezzo inventou um algoritmo de substituição de letras(vogais) por notas musicais para ser aplicado ao canto eclesiástico. Para cada vogal avia um nota este foi o primeiro